O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens em todo o mundo.
No Brasil, estima-se que mais de 65 mil novos casos sejam diagnosticados a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O Novembro Azul é um mês dedicado à conscientização sobre essa doença. Por isso, todo ano, dedicamos um mês inteiro para conversar sobre maneiras de identificá-lo e tratá-lo.
Esse tipo de câncer ocorre quando as células da próstata (uma glândula presente apenas nos homens) começam a se dividir de forma descontrolada, formando um tumor.
Embora qualquer homem possa desenvolver câncer de próstata, algumas características aumentam o risco:
O câncer de próstata, muitas vezes, é silencioso, sem sintomas visíveis, especialmente nas fases iniciais. A recomendação geral é que homens a partir dos 50 anos comecem a realizar exames regulares para detectar câncer de próstata. Para aqueles com histórico familiar de câncer de próstata ou pertencentes a grupos de risco, os exames podem começar a partir dos 45 anos.
Embora nem sempre apresente sintomas, alguns comuns podem ser: urinar com mais frequência que antes, fluxo urinário fraco ou interrompido, maior vontade de urinar frequentemente à noite, presença de sangue ou sêmen na urna.
Caso identifique algum dos sintomas, é importante procurar um médico, pois somente os exames clínicos podem confirmar qualquer diagnóstico.
O câncer de próstata não tem prevenção. Alguns especialistas, inclusive, afirmam que faz parte do processo evolutivo do homem – todos terão. Mas é completamente possível diagnosticá-lo com antecedência. Quanto mais cedo for identificado, mais eficaz será o tratamento até a cura completa.