Dúvidas Frequentes
Documentos para Embarque
Apresentação de Documento para Embarque
PORTARIA ARTESP N° 9, DE 9 DE ABRIL DE 2012
Lei nº 10.874, de 10 de setembro de 2001.
É obrigatória a Identificação dos passageiros sempre que o deslocamento for superior a 75 km (setenta e cinco quilômetros) de distância.
Parágrafo único – A identificação deverá ocorrer através da apresentação de documento de identidade ou outro documento oficial que contenha nome, filiação, data de nascimento, órgão emissor e, obrigatoriamente, fotografia que permita a nítida identificação do portador.
Perdi meu RG e não tenho outro documento oficial com foto, posso embarcar?
O embarque só será permitido com um boletim de ocorrência impresso de perda deste documento, sendo expedido há menos de 30 dias, mas atente-se, além do RG, você pode embarcar com seu passaporte, CNH, carteira de trabalho, cópia do documento autenticada, reservista com foto ou outro documento oficial com foto.
Recomendações importantes e Check-in não embarque
Cancelamento ou remarcação de passagens:
Deverá ser solicitado em um de nossos guichês, até 03 (três) horas antes do horário previsto para embarque, com o bilhete de passagem e o bilhete de embarque em mãos. Não sendo possível, ir até uma agência para solicitar o cancelamento ou a troca da passagem, em até 3 horas antes do horário de embarque, o passageiro tem o prazo máximo de 24 horas, após o horário previsto para o embarque, para realizar o check-in de não embarque presencialmente em uma de nossas agências.
Validade: Sendo efetuado o check-in de não embarque, de acordo com o prazo acima, o bilhete de passagem terá validade de 01 (um) ano, contando a partir da data da emissão da passagem. Desta forma, poderá fazer a remarcação da passagem para a data que desejar, mas atenção, essa remarcação só poderá ser realizada uma única vez e deve ser realizada presencialmente no guichê.
Embarque de Menores
Gostaria de saber até que idade criança não paga passagem?
A gratuidade de passagem é um beneficio para crianças até 5 anos, que deverão viajar no colo. Acima dessa idade a criança paga valor integral.
Crianças e Adolescentes: o que é preciso para viajar?
Segundo o Poder Judiciário/Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Corregedoria Geral da Justiça, dentro do território nacional, os menores de 16 anos poderão viajar, desde que acompanhados do guardião, tutor ou parentes, como pai ou mãe, avós, bisavós, irmãos, tios ou sobrinhos maiores de 18 anos, portando documentação original, sendo eles: certidão de nascimento do menor e RG original do acompanhante para comprovação de parentesco. Se não for possível comprovar o parentesco pela documentação, entre o menor de 16 anos e o acompanhante, este deverá apresentar uma autorização escrita, assinada pelo pai ou pela mãe, pelo guardião ou tutor, com firma reconhecida em cartório.
ORIENTAÇÕES:
- NÃO é necessária a AUTORIZAÇÃO JUDICIAL para CRIANÇAS viajarem entre cidades integrantes da mesma região metropolitana (LETRA “a”, § 1°, art. 83 da Lei n° 8.069/90).
- NÃO é necessária a AUTORIZAÇÃO JUDICIAL para CRIANÇAS viajarem a qualquer parte do território nacional, quando estiverem acompanhadas de um dos parentes a seguir relacionados: pais, avós, bisavós, tios, sobrinhos e irmãos, desde que sejam maiores de 18 anos ou tenham sido emancipados. O parentesco deve ser comprovado por documentos.
- NÃO é necessária a AUTORIZAÇÃO JUDICIAL para CRIANÇAS viajarem a qualquer parte do território nacional, quando estiverem acompanhadas de qualquer pessoa maior de 18 anos, desde que haja autorização escrita, assinada pelo pai, ou mãe, ou guardião ou tutor, com firma reconhecida (n° 2, letra “b”,§1°, art. 83 da Lei n° 8.069/90).
MODELO DE AUTORIZAÇÃO
Eu, (nome completo), RG n°__________________, residente na (rua, n°, bairro, cidade), AUTORIZO o(a) meu(minha) filho(a) (nome completo), a viajar para (localidade), acompanhado(a) de (nome completo), RG n°__________________,. Esta autorização tem validade pelo prazo de (até 2 (dois) anos) e, portanto, deverá permanecer junto aos documentos do(a) menor,não podendo ser retida por qualquer órgão ou autoridade, seja qual for o pretexto.
_______, ___de________________________de 20__.
(assinatura) (reconhecer firma)
Embarque de Animais
Posso fazer uma viagem com meu animal de estimação?
Sim, porém existem algumas regras:
- Deverá ser apresentado pelo passageiro um atestado sanitário que atenda a resolução n°844 de 20 de setembro de 2006, ou outra disposição que venha a substituí-la do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que tenha sido emitido em no máximo três dias antes da viagem;
- O animal deve possuir no máximo 8 kg e ser acondicionado em recipiente apropriado para transporte, isento de dejetos, água, alimentos e que garanta a sua segurança, higiene e conforto sem prejuízo da segurança, conforto e tranquilidade dos passageiros;
- O recipiente para o acondicionamento do animal deverá ser contêiner de fibra de vidro ou material similar resistente, sem saliências ou protuberâncias, à prova de vazamentos, de tamanho máximo 41x36x33 cm (centímetros) (CxLxA), e deverá ser transportado no habitáculo do veículo, obrigatoriamente no assento ao lado de seu proprietário, não cabendo ao transportador, qualquer responsabilidade a que não der causa, pela integridade física do animal no período do transporte;
- Será cobrada a tarifa regular da linha pelo assento utilizado para o transporte do animal.
Embarque em São Paulo
Vou viajar para o interior saindo da cidade de São Paulo, onde devo embarcar?
Todos os nossos ônibus saem do Terminal Rodoviário Barra Funda.
Embarque durante Percurso
É possível comprar passagem na agência, para embarcar fora do Terminal Rodoviário?
Não aconselhamos efetuar a compra, com este objetivo, pois pode acontecer do ônibus lotar antes do local de embarque, já que o motorista não terá certeza se este passageiro, que comprou a passagem antecipada, realmente estará aguardando para embarque.
E havendo passageiros que necessitem embarcar antes, o motorista não poderá recusar vender a passagem para estes, já que existirão poltronas disponíveis no ônibus.
Portanto, para embarque na rodovia, aconselhamos que a passagem seja comprada diretamente com o motorista no ato do embarque.
É permitido desembarcar com bagagem no trajeto, quando a bagagem foi transportada, durante a viagem, no bagageiro inferior?
O desembarque neste caso deverá ser feito na rodoviária, pois o bagageiro poderá ser aberto em local mais adequado, pelo motorista ou pessoal de apoio, evitando-se a exposição a riscos desnecessários, fora dos terminais rodoviários.
É permitido o transporte de bicicleta no ônibus?
É possível fazer o transporte de sua bicicleta no bagageiro inferior, sendo necessário trazer corda ou elástico para fixação da mesma no bagageiro.
Vendas e Formas de Pagamento em nosso Site
Como confirmo minha compra feita através do site? Sua compra será confirmada com o envio do voucher e da passagem em PDF ao e-mail de cadastro, contendo as informações pertinentes ao seu embarque.
O valor apresentado no final da compra inclui taxas? Sim. O valor apresentado no final da compra é o valor total com a taxa de serviço discriminada.
Gostaria de saber qual é o seguro facultativo oferecido no momento da compra das passagens e quais suas coberturas? A Viação Vale do Tietê oferece Seguro Facultativo aos seus passageiros, que pode ser adquirido pelo usuário antes da viagem. Trata-se de Contratação de Seguro de Acidentes Pessoais facultativo. A vigência inicia-se no momento do embarque do segurado no veículo e termina com o desembarque do segurado do veículo.
Possui as seguintes coberturas:
- Morte acidental: R$20.000,00
- Invalidez permanente total por acidente até R$20.000,00
- Despesas médicas hospitalares e odontológicas até R$20.000,00
Posso parcelar minhas compras? O valor não pode ser parcelado.
Embarque com Passagem adquirida pela Internet, como proceder? Ao comprar sua passagem pela Internet, o passageiro precisa apenas apresentar o bilhete, recebido em seu email, para o motorista e um documento oficial com foto.
Posso reservar minha passagem por telefone ou via internet? Não trabalhamos com os sistemas de reserva mencionados devido a experiências anteriores em nossa Empresa, onde vários passageiros faziam a reserva e não compareciam para o embarque, prejudicando os passageiros que se dirigem pessoalmente as nossas agências. Pois como havia a reserva, não podíamos vender aos demais passageiros o assento que já estava reservado.
Comprei uma passagem através do site de venda e gostaria de trocar o dia e horário, como proceder? A data e hora da viagem podem ser alteradas em até 3 horas antes do horário da viagem diretamente nos guichês de venda de passagens nas rodoviárias, ou através do telefone (11) 4013-6840 ou (11) 4023-0888 de 2ª a 6ª, exceto feriados das 07:30 às 12:00 | 13:00 às 17:00 com departamento de TI.
Comprei uma passagem na agência de venda de passagem do terminal rodoviário e gostaria de trocar o dia e horário, como proceder? A data e hora da viagem podem ser alteradas em até 3 horas antes do horário da viagem no guichê de venda de passagens, sendo necessário apresentar o bilhete de embarque original, contendo todas as vias e sem rasuras, mas atente-se, essa alteração só pode ser realizada apenas uma vez.
Comprei uma passagem em dinheiro na agência de venda de passagem do terminal rodoviário e gostaria de solicitar o cancelamento da passagem, como devo fazer? Para solicitar o cancelamento é necessário comparecer na agência com até três horas de antecedência do embarque. Lembrando que para solicitar o cancelamento da passagem é necessário apresentar o bilhete de embarque original, contendo todas as vias e sem rasuras.
Comprei uma passagem pelo site, mas não tenho impressora para imprimir a passagem. Como faço? Não se preocupe, com o documento de identidade em mãos e a passagem no celular, conseguimos localizar sua compra e realizar o seu embarque diretamente no ônibus.
Comprei uma passagem em meu nome no site e quero passar a passagem para um terceiro. Como faço? É possível, em até 3 horas de antecedência do horário da viagem, sendo que essa troca pode ser realizada diretamente no guichê, ou através do telefone (11) 4013-6840 ou (11) 4023-0888 de 2ª a 6ª, exceto feriados das 07h30min às 12h00min | 13h00min às 17h00min com departamento de TI. Após o horário da viagem, não é possível realizar essa alteração.
Outra pessoa pode retirar minha passagem comprada através do site? Apesar de não ser necessária a retirada da passagem para o embarque, se o passageiro desejar, deverá apresentar o documento de identidade com foto da pessoa que irá viajar e o documento de quem irá retirar a passagem comprovando o grau de parentesco.
Além de nosso site de venda de passagens e nossos guichês de atendimento nas rodoviárias, também realizamos vendas de passagens em sites parceiros, sendo eles: Clickbus, Blablacar, Buson, DeOnibus e Distribusion.
Comprei uma passagem pelo site e quero cancelar, como devo proceder?
Após a compra da passagem pelo site, o passageiro poderá realizar o pedido de cancelamento da reserva dentro do prazo de até 03 (três) horas do horário previsto para embarque.
O cancelamento poderá ser feito on-line pelo Site ou presencialmente pelo Guichê.
Leia abaixo as instruções de cada opção:
Cancelamento on-line pelo Site:
Para cancelar diretamente no site oficial da Vale do Tietê, clique neste link e preencha seus dados no lado direito da tela, conforme você preencheu no ato da compra:
- Número da reserva
- Sobrenome
Imporante: No campo Sobrenome você deve colocar exatamente como preencheu seu cadastro. Se escreveu seu sobrenome composto (exemplo: Santos Silva) é assim que deve escrever neste campo, mas se escreveu apenas seu último sobrenome (exemplo: Silva) é este que deve preencher.
Depois, clique em ENTRAR
Após clicar em ENTRAR, você acessará uma tela com os dados da reserva que deseja cancelar.
Confirme se todos os dados estão corretos (itinerário, destino, passageiros, classe e assentos).
Estando tudo correto, clique no botão CANCELAR RESERVA que aparece ao lado direito da tela, dentro do quadro Detalhes da Reserva.
Observe a imagem ao lado (caso não consiga visualizar, clique na imagem para dar zoom).
A última será de confirmação do cancelamento. Este procedimento é irreversível, a partir desta tela de confirmação não será mais possível reverter o cancelamento.
O reembolso do valor mencionado na tela anterior, descontado da taxa de cancelamento, acontece em até 07 dias úteis contados da data da confirmação do cancelamento.
Caso efetuou a compra no cartão de crédito e não identificar o estorno até este prazo, por favor, faça contato com sua operadora.
Cancelamento pessoalmente pelo Guichê:
O pedido de cancelamento de passagem pessoalmente no guichê da Rodoviária ou Terminal também deverá ser feito com antecedência de até 03 (três) horas do horário previsto para embarque.
Neste caso, o titular da passagem deverá se dirigir a qualquer guichê da Viação Vale do Tietê portando sua passagem e um documento pessoal com foto para solicitar o cancelamento.
Este procedimento não poderá ser solicitado por terceiros.
Após efetivação do pedido junto ao guichê, o reembolso acontece em até 07 dias úteis contados da data da confirmação do cancelamento.
Caso efetuou a compra no cartão de crédito e não identificar o estorno até este prazo, por favor, faça contato com sua operadora.
Em caso de compras realizadas através de SITES PARCEIROS, o cancelamento deve ser solicitado diretamente ao respectivo site por onde foi realizada a compra, também devendo respeitar o prazo de até 3 (três) horas antes do horário previsto para embarque.
Passagens para PCD
Sou PCD, tenho direito a passagem gratuita?
A passagem gratuita para pessoa com deficiência é valida apenas para viagem interestadual e intermunicipal suburbano.
No sistema rodoviário intermunicipal de transporte de passageiros do Estado de São Paulo, não existe convênio que conceda o benefício.
Diante disso informamos que uma vez que os trajetos que a Viação Vale do Tietê opera não são interestaduais nem intermunicipais suburbanos, e todas as cidades interligadas ficam no estado de São Paulo, assim a gratuidade para pessoas com deficiência não é concedida.
Gratuidade para Idosos
Quais as regras para o BENEFÍCIO DA GRATUIDADE PARA IDOSOS?
- Este benefício garante gratuidade para somente 2 (dois) idosos por horário;
- Possuir idade mínima de 60 (sessenta) anos;
- Para efetuar a reserva da passagem gratuita, o idoso deverá comparecer pessoalmente na agência de origem da viagem, com 5 dias de antecedência da data que pretende viajar;
- O idoso poderá efetuar a reserva de somente 1 (uma) passagem;
- Embarque poderá ser feito somente em estações rodoviárias;
- Taxa de embarque da rodoviária deverá ser paga normalmente e na data da viagem deverá comparecer com 1/2 hora de antecedência, quando deverá apresentar o RG ao motorista para o embarque.
Quais as poltronas destinadas aos idosos?
As poltronas destinadas às passagens gratuitas de idosos são as poltronas 1 e 2.
ID Jovem e Passe Escolar
ID Jovem e Passe Escolar
Consigo gratuidade através do ID JOVEM?
No sistema rodoviário Intermunicipal de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo não é válido o benefício para ID Jovem, o mesmo é valido apenas para viagens interestaduais.
Como fazer para obter a Carteira de Passe Estudantil? E quais os documentos necessários?
Você deverá retirar o Formulário de Atestado Escolar, fornecido pela Viação Vale do Tietê em nosso site (clicando aqui) ou em uma de nossas agências.
Consulte Lista de agências (telefones e endereços)
Os documentos necessários são:
- 2 fotos 3×4
- Comprovante de residência (água, luz, telefone ou contrato de locação) que conste o mesmo sobrenome.
- 1 cópia do RG
- 1 cópia do CPF
- 1 comprovante (atestado) de matrícula.
ALUNO: Comprovante de Reconhecimento da Escola pelo MEC. Ou secretaria da Educação. O Curso deverá ter duração de pelo menos um ano.
PROFESSOR: Comprovante que exerça o cargo de professor, cópia do Holerite ou cópia da Carteira Profissional, onde consta o registro.
O pagamento por este serviço é uma taxa, destinado à confecção da carteirinha (impressão, plastificação, etc.).
Toda documentação juntamente com o atestado, preenchido assinado e carimbado pela escola, deverá ser entregue em uma de nossas agencias, que a encaminhará para a empresa.
A Viação Vale do Tiete Solicita um prazo de até 1 semana para análise da documentação e envio da carteirinha ao solicitante.
OBS: A passagem escolar é um beneficio para utilização no percurso entre a cidade onde reside até a cidade da escola, não podendo ser utilizado em outro itinerário.
É OBRIGATÓRIA A APRESENTAÇÃO DA CARTEIRINHA PARA COMPRA DA PASSAGEM E PARA O EMBARQUE.
Envio de Currículos
Caso queira enviar um currículo para nossa empresa, você pode fazê-lo através do e-mail rh@valedotiete.com.br. Ou então preencher uma ficha de solicitação de emprego no guichê de venda de passagens ou em alguma de nossas garagens.
Como Funcionam Encomendas
Quero enviar uma encomenda, vocês fazem esse serviço?
A Viação Vale do Tietê transporta encomendas, entre as cidades nas quais praticamos nossos itinerários.
Nas cidades do interior do Estado, a encomenda poderá ser enviada a partir de qualquer agência de nossa empresa, e na capital a encomenda poderá ser despachada no prédio da Danúbio Azul Cargas situada à Rua Eulálio da Costa Carvalho, Nº 860, esquina com a Rua Nelson Francisco, no Bairro do Limão.
Para maiores informações, inclusive quanto às coletas e entregas de mercadorias, ligue: (11) 3950-8084, expedição: (11)3950-8080 ou pelo site http://danubioazulcargas.com.br.
Para embarcar as encomendas, é necessário ficar atento a algumas restrições:
- Não transportamos animais, valores, plantas, produtos químicos, explosivos, entorpecentes, ou qualquer outro produto de procedência duvidosa.
- Apenas serão embarcados os volumes devidamente embalados.
Recomendações Importantes
- Poderá ser realizado o cancelamento, até 3 (três) horas antes do horário previsto para embarque, diretamente pelo link do e-mail de confirmação de compra ou diretamente no site, consultar em Dúvidas frequentes.
- Não sendo possível ir até uma de nossas agências para cancelamento ou troca da passagem em até 3 (três) horas do horário previsto para embarque, o passageiro tem o prazo máximo de 24(vinte e quatro) horas, após o horário previsto para embarque, comparecer a uma de nossas agências e fazer o check-in de não embarque.
- Sendo efetuado o CHECK-IN de não embarque, de acordo com o prazo acima, o bilhete de passagem terá validade de 01 (um) ano, contado a partir da data da emissão da passagem. Desta forma, poderá então fazer a remarcação da passagem para a data que desejar.
- Não podemos garantir o embarque de passageiros no percurso entre os terminais rodoviários, mesmo com passagens adquiridas antecipadamente.
- As passagens adquiridas pela internet somente poderão ser utilizadas para embarque nos Terminais Rodoviários. Os bilhetes serão emitidos online, sem que haja necessidade de passar pela agência para impressão, sendo que a conferencia será feita pelo próprio motorista no momento do embarque Guarde seu bilhete de passagem até o final da viagem, e apresente-o à fiscalização quando solicitado.
- O seguro adicional é facultativo.
- Confira preço, data, horário, destino, plataforma de embarque.
- Os objetos pessoais devem ser acomodados no porta pacote (dentro do ônibus). A empresa não se responsabiliza por objetos deixados no interior do ônibus.
- Outras bagagens podem ser transportadas no bagageiro inferior, máximo de 30 (trinta) quilos em 2 (dois) volumes, sem que cada volume ultrapasse 0,24 metros cúbicos. No desembarque, conferir o número da etiqueta de bagagem. De acordo com o Decreto 31.104/89, artigo 102, as Transportadoras serão responsáveis por no máximo dois volumes transportados, até o limite de 5,5029 UFESP por volume, indenizável, em caso de extravio ou dano, no prazo de 15 dias, contados da data da reclamação.
- É proibido fumar no interior do ônibus.
- É proibido viajar nos degraus.
- É proibida a utilização de aparelho sonoro individual.
- Todas as informações pessoais, contidas no Bilhete de
- Passagem Eletrônico, serão de uso interno da empresa, sendo
- expressamente proibida sua divulgação.